Imprensa americana reage a silêncio de Donald Trump após tiroteio na Califórnia

Estados Unidos

Publicado em 11/04/2017 - 15:39 Por Leandra Felipe - Atlanta (EUA)

Após o tiroteio dessa segunda-feira em San Bernardino, na Califórnia, que terminou com três mortes e um ferido, o presidente Donald Trump e a Casa Branca não comentaram o incidente nas redes sociais. O silêncio de Trump causou comentários na imprensa americana, que fez comparações com a postura do ex-presidente Barack Obama, ferrenho defensor de mudanças na legislação de armas em favor de maior controle. 

 

Segundo a ONG Gun Violence Archive (Arquivo de Violência Armada), que documenta e contabiliza  casos registrados em mais de dois mil veículos de comunicação do país, só este ano já foram registrado até hoje (11) 16.233 incidentes com armas de fogo no país, e 4.072 mortes nestes quatro primeiros meses de 2017. No ano passado foram 58.439 incidentes em 12 meses e 15.079 mortes, além de  30.626 feridos.

 

No caso da escola primária North Park Elementary School, as vítimas fatais foram a professora Karen Smith de 53 anos, um dos alunos dela de oito anos e o ex-marido da professora, Cedric Anderson, 53 anos que cometeu suicídio após abrir fogo contra ela e os alunos. Um outro estudante está gravemente ferido, hospitalizado.

 

Segundo a polícia, Cedric Anderson já tinha um histórico de registro de violência doméstica e teve um casamento breve com a professora.

 

A escola fica a 100 quilômetros de Los Angeles e a cerca de 13 quilômetros do local onde aconteceu um atentado em dezembro de 2015, quando um casal muçulmano  abriu fogo em um evento e matou 14 pessoas, além de ferir 20.

 

Além do silêncio do governo sobre o incidente de ontem, o governo ainda não sinalizou nenhuma mudança na legislação, mas Donald Trump é alinhado aos conservadores e republicanos, cuja maioria é contrária à mudanças na legislação e não quer maior controle no comércio de armas como defendia Barack Obama e parte dos democratas.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo