EUA começa a impor tarifas sobre importação de aço e de alumínio a parceiros tradicionais

Internacional

Publicado em 01/06/2018 - 10:08 Por Paola de Orte - Washington (EUA)

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta (31) que vai impor tarifas sobre a importação de aço e de alumínio de tradicionais parceiros do país.

 

A partir desta sexta (01), Canadá, México e União Europeia não estarão mais isentos das taxas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio que começaram a ser impostas para a maior parte dos países em março.

 

Brasil, Argentina, Austrália  e Coreia do Sul continuam isentos das tarifas de aço e passam a exportar o produto por meio de um sistema de cotas, mas o Brasil não aparece na lista dos países que continuam isentos da tarifa sobre o alumínio. Portanto o país também passa a pagar 10% para exportar o produto aos norte-americanos. A Indústria do alumínio no Brasil preferia uma tarifa a cotas.

 

A Casa Branca diz que o excesso de oferta global de aço gera um problema de segurança nacional para os Estados Unidos. Segundo o governo, quanto mais o país importa, menos produz em casa, e, no caso de uma emergência nacional, não teria produção doméstica suficiente para infraestrutura e defesa.

 

Alguns dos países afetados pelo anúncio desta quinta estão entre os principais aliados dos Estados Unidos. Canadá e México são vizinhos e parceiros no Nafta, o tratado de livre comércio da América do Norte.

 

Já entre os países europeus estão alguns dos principais parceiros norte-americanos em temas políticos e de segurança. O que resta saber agora é se a decisão de Trump de iniciar uma guerra comercial com os aliados pode também influenciar sua relação em outras áreas.

 

O Canadá disse que vai impor tarifas sobre produtos norte-americanos. E também denunciar os Estados Unidos à organização mundial do comércio.

 

A União Europeia também afirmou que vai impor contra medidas e chamou as tarifas de inaceitáveis.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo