Juan Guaidó convoca novas manifestações para este sábado na Venezuela

Venezuela

Publicado em 03/05/2019 - 14:19 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino do país, convocou novas manifestações para este sábado (4).

 

Desta vez, os protestos devem ser em frente às principais unidades militares da Venezuela.

 

Guaidó tenta convencer os oficiais a derrubar o governo de Nicolás Maduro. Segundo o opositor, continuar nas ruas é a única maneira de manter a pressão da comunidade internacional e encorajar a ação das Forças Armadas contra o governo.

 

Guaidó, que havia apoiado uma paralisação nessa quinta-feira  (2), voltou a defender uma greve geral para os próximos dias.

 

Já a liderança oposicionista Leopoldo López, que se refugiou na embaixada da espanha em Caracas, afirmou que teve reuniões com generais para lançar a Operação Liberdade enquanto estava em prisão domiciliar. Leopoldo López teve a prisão novamente decretada.

 

Para o 5° Tribunal de Execução Criminal de Caracas, López violou as condições estabelecidas para que fizesse jus ao benefício da prisão domiciliar. Ele é tido pela oposição como o principal preso político da Venezuela e chegou a receber o indulto de Juan Guaidó.

 

Já o presidente Nicolás Maduro se reuniu com movimentos da juventude venezuelana e convocou para este final de semana um congresso do partido do governo com apoiadores para reafirmar os compromissos com a chamada revolução bolivariana, movimento político iniciado pelo ex-presidente Hugo Chávez.

 

Enquanto isso, o Grupo de Lima volta a se reunir nesta sexta-feira (3) no Peru. Formado por 12 países, entre eles, Brasil, Argentina, México, Chile e Canadá, o grupo foi criado em agosto de 2017 para tratar da situação da Venezuela. Esses países apoiam Juan Guaidó e, em nota, pediram às Forças Armadas que mostrem lealdade ao autoproclamado presidente da Venezuela. Apesar de não ser membro efetivo do grupo, os Estados Unidos também costumam participar das reuniões.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo