OIT aprova convenção para combater violência e assédio no ambiente de trabalho

OIT

Publicado em 21/06/2019 - 19:31 Por Sumaia Villela - Brasília

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovou uma nova convenção para combater a violência e ao assédio no ambiente de trabalho. O documento foi aprovado no último dia da Conferência da OIT e divulgado nesta sexta-feira (21).

 

A convenção da OIT reconhece que a violência e o assédio no mundo do trabalho “pode constituir uma violação ou abuso dos direitos humanos”, é uma “ameaça à igualdade de oportunidades”, inaceitável e incompatível com o trabalho digno.

 

O conceito de violência e assédio no trabalho foi definido como comportamentos, práticas ou ameaças que causem ou busquem causar em danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos.

 

O texto da Organização Internacional do Trabalho lembra aos Estados membros que eles têm a responsabilidade de promover um ambiente com tolerância zero a esse problema.

 

O objetivo é proteger trabalhadores e empregados, independente do tipo de contrato, incluindo pessoas em treinamento, estagiários, aprendizes, funcionários com contrato de trabalho encerrado, voluntários e até mesmo candidatos a vagas de emprego e pessoas que estão procurando uma colocação no mercado de trabalho.

 

A convenção vai entrar em vigor depois de 12 meses, a contar da ratificação do documento por pelo menos dois Estados membros. Foi aprovada ainda uma recomendação sobre como a convenção pode ser aplicada.

 

Convenções são acordos internacionais que, quando assinados pelo país, obriga o Estado a obedecer e aplicar as regras. Essa é a primeira convenção aprovada desde 2011, quando foi criado um documento sobre trabalho doméstico. A Organização Internacional do Trabalho completa 100 anos em 2019.

 

Mais de 5,7 mil participaram da conferência, representando governos, trabalhadores e empregadores dos 187 Estados membros.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo