Bolívia: urnas dão vitória apertada a Evo Morales no primeiro turno

Bolívia

Publicado em 25/10/2019 - 16:03 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

Com 99,99% das urnas apuradas, os resultados da eleição na Bolívia dão a vitória a Evo Morales. O atual presidente contabiliza 47,07% dos votos, e Carlos Mesa, seu principal opositor, 36,51%. A diferença entre os candidatos é de pouco mais de 10%.  Pela lei eleitoral boliviana, para se vencer no primeiro turno, é preciso conquistar mais de 40% dos votos com pelo menos 10% de diferença do segundo colocado.


As eleições presidenciais aconteceram no último domingo, dia 20, e a apuração foi acompanhada por polêmicas. Em um cenário polarizado entre Evo Morales e Carlos Mesa, não faltaram acusações de ambos os lados. Morales acusou Carlos Mesa de delinquente. Já Carlos Mesa afirma que Morales fraudou o pleito.


A Missão de Observação da Organização dos Estados Americanos (OEA) apontou problemas como a falta de segurança no armazenamento das urnas e a suspensão da apuração, e defendeu a realização de um segundo turno no país, devido à pouca diferença de votos entre os candidatos.


Caso haja um segundo turno, será realizado no dia 15 de dezembro. A posse acontecerá dia 22 de janeiro de 2020.


É o quarto mandato consecutivo de Evo Morales, a primeira votação em que ele não alcançou uma margem superior a 50% dos votos. Sua candidatura à reeleição é amplamente questionada.


Em fevereiro de 2016, Morales perdeu nas urnas um referendo sobre a possibilidade de reeleição. Os bolivianos votaram pelo "não", com 51,3% dos votos. No entanto, uma decisão do Tribunal Constitucional, em 2017, habilitou Morales a seguir concorrendo à reeleição indefinidamente, alegando que é um direito humano o de "eleger e ser eleito". A oposição afirma que Evo Morales está desrespeitando o voto e a escolha dos cidadãos no referendo de 2016.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo