Cúpula do Brics é encerrada e presidência do grupo passa para a Rússia

Brics

Publicado em 14/11/2019 - 16:02 Por Sayonara Moreno - Brasília

Após dois dias de encontros entre membros do BRICS, em Brasília, o Brasil encerra a presidência da cúpula e passa o bastão para a Rússia, que vai sediar o próximo encontro, no ano que vem.


Durante esta quarta e quinta-feira, o Brasil recebeu, pela terceira vez, a XI reunião do bloco, formado pelas economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Nesta quinta, último dia de evento, no Palácio do Itamaraty, o Presidente Jair Bolsonaro recebeu os presidentes dos países integrantes.


Durante a sessão plenária, os líderes do BRICS fizeram agradecimentos finais pela recepção no Brasil e apresentaram propostas para a continuidade da cooperação entre os membros.


O Presidente Jair Bolsonaro mencionou a importância da cooperação em tecnologia e inovação para o desenvolvimento da economia dos países. E ainda citou ações implementadas durante o ano que devem ser mantidas. 


“Buscamos criar os meios práticos para que nossa cooperação ajude a assegurar as nossas economias a permanente atualização tecnológica exigida pela economia digital. Assim devem ser entendidas a rede de inovação, o instituto de redes futuras e a parceria do Brics para a nova revolução industrial. Por meio dessas instâncias, os nossos países podem aumentar a pesquisa científica, estimular a produção de bens e serviços inovadores e melhor capacitar profissionais”.


Agora novo presidente do BRICS até a próxima cúpula, o Presidente da Rússia, Vladmir Putin, citou o desejo de criação da plataforma BRICS de pesquisa em petróleo, gás e eficiência energética. O presidente russo ainda citou o que pretende realizar durante sua liderança, para fortalecer a cooperação entre os países.


“Uma das nossas principais metas é incrementar a eficiência do trabalho do Brics na implementação dos projetos de interesse conforme adotados nos últimos anos. O slogan da presidência russa é ‘Parceria estratégica do Brics em prol da estabilidade global, segurança compartilhada, inovação e crescimento’. Pretendemos realizar 150 eventos durante o perídoo da presidência da Rússia. Dedicaremos atenção especial para ampliar a nossa cooperação em matéria de política externa”.


Políticas de incentivo às mulheres empresárias foi um dos pontos defendidos pelo primeiro ministro da Índia, Narendra Modi. Também citou a importância da cooperação entre os países do BRICS no combate ao terrorismo, tráfico de drogas e o crime organizado que, segundo ele, afetam diretamente a economia de mercado.

O presidente da China, Xi Jinping, defendeu os acordos e cooperações multilaterais e fez críticas às políticas protecionistas. Também citou que a China vai buscar uma relação mais estreita com a América Latina e o Caribe.


Por fim, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que o país pretende aumentar o escopo de produtos com valor agregado, porque, segundo ele, o comércio sul-africano deles é, prioritariamente, de matérias-primas para exportação, e por isso a intenção de estimular a diversidade da economia.


Após a sessão plenária, os líderes participaram de um diálogo com o Conselho Empresarial do BRICS e o Novo Banco de Desenvolvimento, fundado em 2014. Durante o evento, Jair Bolsonaro destacou a confiança no potencial da instituição para as economias dos países membros. Aos empresários brasileiros presentes, Bolsonaro se comprometeu a levar adiante as reformas que, segundo ele, o Brasil precisa.


Com o fim do encontro do BRICS, os líderes assinaram a Carta de Brasília, documento que formaliza o balanço dos dois dias de encontro e das reuniões que ocorreram, ao longo do ano.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo