Queda de barreiras comerciais será uma das principais temáticas da 11ª Cúpula do Brics

11ª Cúpula do Brics

Publicado em 12/11/2019 - 15:45 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A 11ª Cúpula do Brics ocorre nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília. O bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul voltam a se reunir sob a presidência do Brasil, que está coordenando o grupo no ano de 2019.

 

O secretário de Política Externa Comercial e Econômica do Itamaraty, o embaixador Norberto Moretti, ressalta que a cúpula de Brasília é o ápice de mais de 100 reuniões entre os membros durante a presidência brasileira do bloco.

 

O Brasil escolheu como prioridades do ano a cooperação em ciência, tecnologia e inovação; em economia digital; no combate aos ilícitos transnacionais e o incentivo ao fortalecimento do banco do bloco e do conselho empresarial do Brics.

 

O diretor de relações internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPea), Ivan Oliveira, destacou que um dos objetivos é ampliar o acesso do Brasil aos financiamentos do Banco do BRICS.

 

Já o conselho empresarial do Brics, que se reunirá no dia 13, tem na secretaria executiva integrantes da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O diretor de desenvolvimento industrial da entidade, Carlos Abijaod, destaca que o encontro servirá para facilitar os investimentos entre os países, regularizar as patentes e buscar a eliminação das barreiras que dificultam o comércio.

 

Durante a cúpula, o Conselho Empresarial vai redigir uma proposta que será entregue aos governantes de cada país do bloco.

 

Somados, os integrantes do Brics foram destino de 30% das exportações brasileiras em 2018. E 23% do total das importações vieram desses quatro países. O saldo comercial do Brasil com o Brics foi, no ano passado, positivo em mais de U$S 30,5 bilhões. Em 2017, o saldo foi de U$S 23 bilhões, o equivalente a 52% do superávit comercial brasileiro no ano.

 

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo