Cientistas uruguaios desenvolvem kit de diagnóstico de coronavírus

Covid-19

Publicado em 23/03/2020 - 20:13 Por Marieta Cazarré - Montevideo

Cientistas uruguaios desenvolveram, em apenas três semanas de investigações, um kit para diagnóstico do novo coronavírus, validado e registrado pelas autoridades sanitárias do país. A conquista assegura o abastecimento de testes de detecção da doença em um momento em que há uma grande demanda em todo o mundo e permite que o Uruguai não dependa de importações.

 

O avanço é resultado de uma parceria entre a Universidade da República do Uruguai (Udelar) e o Instituto Pasteur, com apoio da Agência Nacional de Investigação e Inovação do país. De acordo com o ministro da Saúde, Daniel Salinas, os novos kits de diagnóstico de Covid-19 devem estar prontos dentro de um mês e permitirão testar 20 mil casos suspeitos. Estima-se que essa quantidade de kits será suficiente para 12 semanas de testagens.


Quanto mais análises um país conseguir realizar, mais casos suspeitos podem ser confirmados e postos em isolamento social, dificultando a propagação da doença.

 

Até esse domingo, o Ministério da Saúde Pública havia realizado mil 129 testes entre o sistema público e os laboratórios privados, sendo que desses, 158 eram casos positivos (14% do total analisado).

 

Um comunicado emitido ontem à noite pelo órgão afirma que "desde 13 de março, quando foi declarada emergência de saúde, foram contabilizados 158 casos em todo o país. A grande maioria leve, apenas um paciente está em terapia intensiva. Foram processadas 205 análises nas últimas 24 horas.


O ministro da Saúde, Daniel Salinas, explicou que o diagnóstico é feito com uma técnica econômica, eficaz, com resultados rápidos e sem custo para os cidadãos. As próprias instituições assumirão o investimento. O ministro não detalhou o custo de produção, mas disse que é mais baixo do que o preço de mercado dos kits importados.

 

O ministro disse ainda que este kit não se destina a competir com a indústria, mas é dirigido na forma de um bem social e devolvido aos setores mais carentes. O diretor do Instituto Pasteur, Carlos Batthyány, explicou que a descoberta é a adaptação do protocolo da Universidade de Hong Kong à realidade uruguaia. Esse foi o primeiro protocolo validado pela Organização Mundial da Saúde para realizar o diagnóstico.

 

O Ministério da Saúde Pública do Uruguai afirmou em comunicado oficial que buscará fazer uma fazer uma distribuição estratégica dos kits para que chegue a todos os centros de saúde do país.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo