Corte máxima da Venezuela reconhece aliado de Maduro como presidente da Assembleia Nacional

Venezuela

Publicado em 27/05/2020 - 15:49 Por Marieta Cazarré - Montevidéu

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela declarou válido ato da Assembleia Nacional, que definiu Luis Parra como presidente do Parlamento. No dia 6 de janeiro deste ano, Parra foi eleito por congressistas pró-governo em uma sessão questionada pela oposição.

 

Naquele mesmo dia, fora do Congresso, o autodeclarado presidente interino do país, Juan Guaidó, também foi reeleito para o cargo, em uma votação nominal e presencial, pelos votos de 100 deputados - mais do que os 84 necessários para a sua recondução ao posto.

 

Com a decisão do Tribunal, a eleição de Guaidó fica sem efeito. Guaidó vinha presidindo as sessões da Assembleia por videoconferência, após o surgimento da pandemia de coronavírus.

 

Luis Parra era opositor do presidente Nicolás Maduro, mas, depois que foi acusado de participar de um esquema de corrupção, em 2018, foi expulso de seu partido, no ano seguinte. Em seguida, aliou-se a Maduro, que reconheceu a sua eleição, do último dia 6 de janeiro.

 

Parra afirma ter sido eleito com votos de 81 deputados presentes naquele dia, assegurando que, durante a sessão, havia a presença dos deputados, as atas com os nomes dos parlamentares presentes no último dia 6 de janeiro nunca foram divulgadas e desapareceram.

 

Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente do Parlamento em janeiro de 2019, foi reconhecido por mais de 50 países, inclusive pelo Grupo de Lima, do qual o Brasil faz parte.

 

Em janeiro deste ano, ao tentar a reeleição, Guaidó e parlamentares da oposição foram impedidos pelas forças do governo venezuelano a entrar na Assembleia. A Venezuela ficou então, tecnicamente, com dois presidentes da Assembleia, ambos realizando sessões paralelas desde janeiro deste ano.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo