ONU faz apelo para angariar fundos para população da Ucrânia

Organização também quer atender necessidades de refugiados

Publicado em 01/03/2022 - 11:16 Por Leda Letra - Repórter da ONU News - Lisboa

Milhares de carros aguardam pela luz verde na ponte de aço sobre o rio Bug, na fronteira com a Polônia. É o sinal de passagem para dezenas de veículos com famílias que abandonaram a Ucrânia às pressas nos últimos dias por causa da agressão russa.

Olga, de 36 anos, deixou seu país na quinta-feira (24), assim que as primeiras bombas caíram. Ela contou a sua história à Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), revelando que a viagem, que geralmente dura sete horas, foi feita em três dias.

Olga não estava sozinha no carro. Saiu da Ucrânia acompanhada do filho de dois anos, da filha de oito anos e de uma vizinha com a sua filha. A ucraniana disse ao ACNUR que foram 12 horas apenas para sair da capital Kiev.

A viagem de carro de três dias até a Polônia com as crianças ainda teve outras dificuldades. A falta de acesso a banheiros ou a refeições. Por fim, conseguiram chegar, mas o marido dela ficou na Ucrânia. E ela diz não ter ideia de como será o futuro da família.

A história de Olga é apenas uma entre dezenas de milhares. Estimativas mais recentes do ACNUR apontam para mais de meio milhão de ucranianos que teriam cruzado as fronteiras em busca de segurança, sem contar o número de pessoas que agora estão deslocadas internamente na Ucrânia.

Para ajudar essas famílias, as Nações Unidas lançam nesta terça-feira (1º) dois apelos humanitários coordenados. Segundo o secretário-geral António Guterres, um dos apelos tem a meta de angariar fundos para ajudar a população que continua na Ucrânia, e o outro busca atender as necessidades dos que encontram refúgios em nações da região.

Guterres lembrou que a ONU já repassou 20 milhões de dólares do seu Fundo Central de Respostas a Emergências para a ampliação dos trabalhos humanitários. O secretário-geral está fazendo um apelo à comunidade internacional para mobilização de apoio e de financiamento, para que as agências humanitárias consigam tratar de todas as necessidades dos deslocados pela crise. Ele lembrou que o número de pessoas afetadas continuará subindo.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo