Otan envia militares a aliados, mas nega ação direta na Ucrânia

Comissão da ONU aprova investigação sobre ações russas na região

Publicado em 04/03/2022 - 14:32 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os próximos dias da guerra na Ucrânia devem ser ainda piores, com mais mortes, sofrimento e destruição. Essa declaração foi dada a jornalistas pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta sexta-feira (04), depois de uma reunião de emergência. Segundo ele, as forças russas continuam com os ataques pelo país e estão levando mais artilharia pesada.


Stoltenberg disse que a Otan não quer guerra com a Rússia; que a aliança não faz parte deste conflito; mas que tem a responsabilidade de assegurar que não passe das fronteiras da Ucrânia.


O secretário-geral afirmou que a força de Defesa da Otan foi destacada pela primeira vez; os aliados enviaram militares para região; além de embarcações para o mar Mediterrâneo e 130 caças estão a postos. Stoltenberg informou também que a aliança aumentou a coordenação e a troca de informações com Suécia e Finlândia.


Questionado sobre a possibilidade de criação de uma zona de bloqueio aéreo, ele respondeu que os aliados concordaram que aeronaves da Otan não vão operar no espaço aéreo ucraniano, assim como não deve ter soldados em terra.


O secretário-geral disse que o ataque à usina nuclear de Zaporizhzhya, no sul Ucrânia, mostra como essa guerra é perigosa. Um desastre nuclear é visto como uma possibilidade desse conflito.


E, em Genebra, na Suíça, a Comissão de Direitos Humanos da ONU aprovou, na manhã desta sexta-feira (04), uma resolução para investigar as agressões russas na Ucrânia. O Brasil votou a favor da resolução, mas o representante brasileiro disse que o texto deveria ser mais equilibrado e ter mais espaço para diálogo.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo