Ministro do MRE diz que agressão da Rússia à Ucrânia é inadmissível

Publicado em 06/04/2022 - 16:26 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, negou que a posição do Brasil sobre a guerra na Ucrânia seja dúbia. Segundo ele, o país defende a paz e seus interesses. A declaração foi nesta quarta-feira na Comissão de Relações Exteriores do Senado, em resposta a senadora Kátia Abreu, que questionou o ministro sobre a posição do Brasil, ao votar a favor de resoluções contra a invasão e criticar sanções contra a Rússia.

O chanceler disse que as sanções podem agravar os efeitos econômicos do conflito e impactar o fornecimento de alimentos e insumos.

O Brasil é dependente da importação de fertilizantes e a Rússia é um grande fornecedor. Segundo ele, o governo federal mantém conversas com a Arábia Saudita, o Canadá, o Irã e a Nigéria para garantir o abastecimento do produto.

Para Carlos França, a situação entre Rússia e Ucrânia deveria ter sido resolvida na época dos acordos de Minsk, em 2015, assinados para pôr fim ao conflito entre o exército ucraniano e separatistas pró-Rússia.

Segundo o chanceler, o Itamaraty ajudou 230 brasileiros a deixarem a Ucrânia.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo