História Hoje: há 85 anos, Rei George VI era coroado

Foi a primeira coroação a ser transmitida no rádio e no cinema

Publicado em 12/05/2022 - 10:06 Por Dilson Santa Fé - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Trinta e dois mil soldados. Vinte mil policiais. Todos alinhados por dez quilômetros para conter a multidão durante o cortejo para a coroação do príncipe Albert como Rei George VI em 12 de maio de 1937. Seguindo a tradição, a cerimônia foi realizada na Abadia de Westminster, em Londres, para oito mil convidados. Além da família real e membros do parlamento britânico, também estavam presentes chefes de Estado de outros países. A coroação de George VI, pai da atual Rainha do Reino Unido, foi a primeira a ser transmitida no rádio e no cinema.

O príncipe Albert, duque de York, era o segundo filho do rei George V e da rainha Mary. Não era o primeiro na linha de sucessão, mas se tornou rei após seu irmão, o Rei Eduardo VIII, abrir mão do trono em dezembro de 1936. A data da coroação já havia sido escolhida antes da abdicação.

Pela primeira vez, duas rainhas e uma herdeira do trono estiveram presentes em uma cerimônia de coroação. Por conta disso, foi preciso fazer alguns arranjos especiais para acomodá-las. No recinto do Santuário, na Galeria Real, foi colocada uma cadeira para a Rainha Mary, mãe de George VI, e ao seu lado uma para a Princesa Elizabeth, que tinha 11 anos na época.

A coroação seguiu o mesmo ritual desde o século XI. O monarca deixou o Palácio de Buckingham em uma carruagem e seguiu até a Abadia de Westminster. Entrou pela porta oeste e, depois de ser aclamado pelos convidados, o Rei George VI dirigiu-se ao altar para ser ungido pelo celebrante, receber o manto e as joias da coroa, e por fim, ser coroado. Em outro momento, a esposa, Rainha Elizabeth, também se ajoelhou no altar e recebeu a coroa.

A cerimônia teve a cobertura da BBC. Um grande avanço para o jornalismo naquela época como a primeira transmissão externa de cinejornal.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo