História Hoje: há 49 anos, Bordaberry tomava o poder no Uruguai

Publicado em 27/06/2022 - 10:59 Por José Carlos Andrade - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

Em 27 de junho de 1973, o presidente do Uruguai Juan María Bordaberry, com apoio das Forças Armadas, assumiu poderes absolutos no país. Fechou o Parlamento e criou um Conselho de Estado, composto de dez civis e dez militares, responsável por reformar a Constituição. As emissoras de rádio foram ocupadas por militares e os estudantes tiveram as férias antecipadas.

Em represália, a Convenção Nacional dos trabalhadores decretou greve geral por tempo indeterminado. Em pronunciamento, Bordaberry culpou o Congresso pelo golpe, alegando sua recusa em atender aos pedidos de suspensão das imunidades e de julgamento político do senador de esquerda Enrique Erro, acusado de manter ligações com os guerrilheiros Tupamaros.

O declínio econômico do Uruguai, combinado com o clima da Guerra Fria e o impacto da Revolução Cubana durante as décadas de 60 e 70 fez surgir grupos de guerrilha urbana. O Uruguai é um país que se tornou independente em 1828. Nove anos depois, nasceram os dois grandes partidos políticos uruguaios que marcaram a história do país: Brancos e Colorados. Esses partidos se alternaram pacificamente no poder por muitas décadas, mas acabaram se hostilizando, enquanto em 1971 a esquerda se unificou e surgiu a Frente Ampla. Toda essa tensão culminou com o golpe de Estado.

Bordaberry foi afastado do governo em junho de 1976 e os militares continuaram no poder até 1985, quando a democracia foi restaurada após 12 anos de ditadura.

História Hoje

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo