História Hoje: Massacre de Budy completa 80 anos

Publicado em 05/10/2022 - 10:40 Por Sheily Noleto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com golpes de varas, machados e coronhadas de fuzil, 90 mulheres judias de origem francesa perderam a vida, no dia 5 de outubro de 1942, em uma prisão feminina no subcampo de Budy, parte do complexo de Auschwitz, em uma região da Polônia anexada pelos alemães. A tragédia ficou conhecida como Massacre de Budy.

Parte do maior complexo de campos de concentração nazistas, a unidade feminina do subcampo de Budy foi fundada em junho de 1942 como um ato de punição coletiva após a fuga de uma polonesa. As prisioneiras eram constantemente submetidas a castigos físicos, trabalho escravo e estupros. Para dormir, compartilhavam beliches e cobertores ou adormeciam no chão. Passavam fome e frio. A primeira refeição só era servida ao meio-dia. As mulheres recebiam um chá e um pedaço de pão com margarina ou geleia. E, à noite, uma sopa rala.

Alguns registros mostram que, naquela noite, houve o início de um motim. Um dos documentos descreve como “uma revolta instigada por prisioneiras na tentativa de aterrorizar e sair do campo”. Outro depoimento diz que uma guarda teria visto uma prisioneira voltar do banheiro com uma pedra na mão e gritou pedindo socorro, dizendo que tinha sido agredida.

A partir daí, começou o massacre contra as judias francesas. Além das agressões físicas praticadas pelo contingente nazista, algumas mulheres foram jogadas no sótão do prédio. Aquelas que sobreviveram e ficaram feridas foram assassinadas no dia seguinte.

De acordo com o Museu do Holocausto, “o regime nazista frequentemente submetia as mulheres, judias e não judias, a brutais perseguições” por conta do gênero.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo