Presidente tem acordo com modernização do Mercosul

No Uruguai, Lula defendeu acordo entre China e bloco sul-americano

Publicado em 25/01/2023 - 16:21 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 25/01/2023 - 17:58

Em visita ao Uruguai, para encerrar a primeira viagem internacional do atual mandato, o presidente Luís Inácio Lula da Silva se disse “totalmente de acordo” em modernizar o Mercado Comum do Sul (Mercosul). O bloco econômico atualmente é composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

"Quero dizer para o presidente (Luis Lacalle Pou) que (sobre) a ideia de discutir a chamada renovação do Mercosul, estamos totalmente de acordo (...) o que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa primeiramente com nossos técnicos, depois com os nossos ministros e finalmente, com os nossos presidentes para que a gente possa renovar aquilo que for necessário renovar".

A declaração foi dada nesta quarta-feira (25), após o encontro bilateral de Lula com o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, na capital Montevidéu. Como resposta a uma demanda de Lacalle Pou, Lula ainda defendeu acordos do Mercosul com a União Europeia e com a China.

"É urgente e necessário que o Mercosul faça o acordo com a União Europeia. E tenho dito aos meus ministros que nós vamos intensificar as discussões com a União Europeia e firmar este acordo. E que a gente possa discutir apenas um possível acordo China e Mercosul. E eu acho que é possível. Apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial, e do Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar enquanto Mercosul e discutir com os nossos amigos chineses um acordo Mercosul-China".

Sobre a geopolítica internacional, o presidente Lula disse esperar apoio do Uruguai na “briga por uma nova governança mundial”, com a participação de mais países no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Para Lula, uma nova governança global deve prezar pelas questões políticas e climáticas.

"Quero brigar, presidente, por uma nova governança mundial. O mundo de hoje não é mais o mundo de 1945, quando se criou a (Organização das) Nações Unidas. A geopolítica é outra, as necessidades da humanidade são outras - sobretudo em se tratando da questão do clima. Eu espero contar com o Uruguai nessa briga por uma nova governança mundial, com mais países participando, com mais países no Conselho de Segurança da ONU e sem direito a veto. Aí a ONU será mais representativa (...) quem sabe não estaria havendo a guerra Rússia e Ucrânia se a ONU tivesse representatividade".

Em seu discurso, Lula mencionou que os Estados Unidos não assinaram o Protocolo de Kyoto, acordo mundial assinado em 1997, pela redução da emissão dos gases que causam o efeito estufa. Também lembrou que a União Europeia ainda não cumpriu a meta de ter 10% de etanol em todo o combustível usado no continente.

Ao presidente Luis Lacalle Pou, Lula se comprometeu a construir outra ponte binacional, entre Jaguarão, no Rio Grande do Sul, e a cidade de Rio Branco, no Uruguai. E disse que vai avaliar com o Ministério de Portos e Aeroportos a viabilidade de tornar internacional o Aeroporto de Rivera, na fronteira do Uruguai, com a cidade de Santana do Livramento, no Brasil.

A comitiva do presidente Lula retorna nessa quarta-feira ao Brasil.

Edição: Sheily Noleto / Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo