Lula participa hoje de Cúpula da Celac na Argentina

Após 3 anos, Brasil está de volta ao bloco composto por 32 países

Publicado em 22/01/2023 - 17:00 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após três anos fora do grupo, o Brasil volta a fazer parte do bloco composto por 32 países, a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). A participação do presidente Lula, na 7ª Cúpula da Celac, está prevista, nesta segunda (23), em Buenos Aires, Argentina.

Essa agenda internacional foi detalhada pelo Secretário das Américas, Embaixador Michel Arslanian, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Segundo ele, a viagem marca a volta do Brasil ao cenário internacional e a escolha pela Argentina como primeiro destino mostra a “dimensão claramente política” da agenda.

O coordenador-geral da Organização dos Estados da América, no Itamaraty, embaixador Christian Vargas, destacou que o Brasil ficou fora da comunidade nos últimos três anos, período de importantes acordos.

Uma declaração conjunta deve ser assinada entres os membros da cúpula além de 12 cartas temáticas.

Após a participação no evento, e ainda em Buenos Aires, Lula vai ter encontros bilaterais: entre eles estão previstos com representantes da FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura; com presidentes da Venezuela e Cuba, além do presidente argentino, Alberto Fernandez, com quem vai assinar um acordo de cooperação, relacionado ao Programa Antártico Brasileiro.

Na quarta-feira, Lula segue para Montevideu, capital do Uruguai, outro país que faz fronteira com o Brasil. O Secretário das Américas, Embaixador Michel Arslanian, explicou que apesar de o Brasil ter uma ligação direta com o Mercosul, é importante o país manter relação bilateral com Uruguai, para além do bloco econômico.

Após a passagem pelo Uruguai, Lula deve retornar ao Brasil ainda na quarta-feira, à noite.

Edição: Luiz Cláudio Ferreira (web)

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo