Brasil vai articular com Brics e FMI socorro à Argentina, diz Lula

Ação será coordenada por Fernando Haddad

Publicado em 03/05/2023 - 09:39 Por Ana Lúcia Caldas* - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Lula disse que o governo brasileiro vai articular junto ao Brics, bloco econômico integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para socorrer a Argentina.

Essa articulação, inclusive, vai ser coordenada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

O presidente Lula informou que já conversou com a presidente do Banco dos Brics, o Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, sobre a possibilidade de o grupo ajudar a Argentina.

Lembrando que os argentinos são os maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul e enfrentam uma nova crise na economia, com desvalorização do peso, perda do poder de compra e uma inflação que em março chegou a 104% ao ano.

Em relação à linha de crédito para financiar empresas brasileiras que exportam para o mercado argentino, o presidente Lula explicou que o objetivo é ajudar também o Brasil. 

Por seu lado, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, ressaltou que deseja que o Brasil retome o espaço ocupado pelos chineses. Ele ainda agradeceu o apoio declarado do presidente Lula em buscar socorro financeiro.

As equipes dos dois países irão se reunir nas próximas semanas para encontrar uma solução para alguns entraves nas negociações, como a garantia que os importadores argentinos podem oferecer, já que a moeda e os títulos nacionais perderam valor com a crise econômica. 

 

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Rádio Nacional/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo