Procuradores dos EUA revelam teor de inquérito contra Trump

Publicado em 09/06/2023 - 19:20 Por Pedro Moreira - Repórter da TV Brasil - Nova York

Nos Estados Unidos, procuradores federais revelaram o teor do indiciamento contra o ex-presidente e pré-candidato Donald Trump. Ele foi acusado criminalmente na investigação federal sobre a retirada de documentos sigilosos do governo no final do seu mandato, em janeiro de 2021. Esta é a primeira vez na história que um mandatário da Casa Branca, no exercício do cargo ou fora dele, é acusado de crimes federais.

Donald Trump também teria tentado obstruir os esforços do governo para recuperar os arquivos. Entre os papéis, estavam documentos dos programas nucleares dos Estados Unidos, vulnerabilidades do país e seus aliados a ataques militares e planos para possível retaliação em resposta a um ataque estrangeiro. Nessa quinta, Donald Trump tinha postado na rede social criada por ele que foi convocado para comparecer ao tribunal federal de Miami na próxima terça-feira. Em um vídeo, ele se declarou inocente e vítima de perseguição pelo governo Biden. Em março, ele foi acusado na justiça comum no caso do suborno de uma atriz.

Ucrânia

Na Ucrânia, milhares de moradores das áreas atingidas pela enchente que se seguiu ao rompimento da barragem, na terça, sofrem com a falta de água potável. Voluntários distribuem água engarrafada. O presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia começou uma grande contra-ofensiva, mas falhou em atingir os objetivos. Putin também disse que vai começar a mover armas nucleares para a Bielorrússia em julho. A Ucrânia não confirma o início da contra-ofensiva.

Islândia

A Islândia informou que vai fechar sua embaixada em Moscou. É o primeiro país a fazer isso desde o início da invasão russa na Ucrânia. O motivo seria um menor nível das atividades entre os dois países por causa do conflito. As relações diplomáticas não foram rompidas.

Holanda

Na Holanda, a Suprema Corte ordenou a devolução para a Ucrânia de artefatos históricos de ouro que eram de museus da Crimeia. As peças, um capacete e um ornamento de pescoço, de ouro maciço, cada um pesando mais de 1 kg, pertenciam a museus da Crimeia e haviam sido emprestados a um museu de Amsterdã. A Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014, ato não reconhecido pela comunidade internacional.

Bélgica

Na Bélgica, funcionários do Museu da Evolução concluíram a montagem do maior crânio de dinossauro já descoberto. O fóssil foi batizado de Adam e é um exemplar de torossauro, que teria pesado seis toneladas e meia e medido três metros de comprimento. O crânio foi escavado nos Estados Unidos e vai ser exibido ao público a partir da semana que vem.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo