Últimos quatro dias registram as mais altas temperaturas na Terra

Publicado em 07/07/2023 - 18:31 Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York

A semana termina com dados nada animadores relacionados à crise climática. Depois do mês de junho mais quente da história, nos últimos quatro dias, foram registradas as mais altas médias de temperatura da Terra desde que as medições com equipamentos começaram a ser feitas, em 1850.

Os cientistas culpam a ação humana, com a emissão de gases do efeito estufa, e a chegada do El Nino, este ano.

O recorde começou a ser quebrado na segunda-feira, quando a média global de temperatura atingiu 17,01 °c. Na terça, o índice chegou a 17,18 °c . E se manteve assim na quarta (17,18°c). Já na quinta, bateu em 17,23 °c.

Nessa quinta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, disse que situação que testemunhamos agora é a demonstração de que a mudança climática está fora de controle. E que se continuarmos adiando medidas necessárias, estamos caminhando para uma situação catastrófica.

Um planeta mais quente potencializa a ocorrência de eventos extremos. Em 2023, a ação humana está tendo ajuda do El Nino, fenômeno de aquecimento das águas do Pacífico, que voltou depois de quatro anos. O cientista brasileiro Paulo Artaxo, membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, lembra que 80% dos gases do efeito estufa vêm da exploração do petróleo. E os outros 20%, do desmatamento das florestas tropicais, como a Amazônia.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo