Após 40 dias à deriva, grupo de refugiados é resgatado em Cabo Verde

Publicado em 17/08/2023 - 19:18 Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York

No Haiti, as famílias que foram expulsas de suas casas por uma gangue na capital Porto Príncipe fizeram um protesto diante de um quartel do Exército, pedindo que os militares do país intervenham na situação. Os moradores gritavam vida longa ao Exército e nos dê o Exército. Muitas famílias se abrigaram uma escola depois que milhares de pessoas deixaram suas casas nos últimos dias diante de ataques e ameaças de uma das gangues que atuam em Porto Príncipe.

Na Ilha do Sal, em Cabo Verde, foi resgatado um grupo de refugiados depois de passarem mais de 40 dias à deriva no mar. 38 sobreviventes foram encaminhados para hospitais, outras 61 pessoas podem ter morrido de sede e fome, e os corpos foram atirados ao mar, segundo a Cruz Vermelha. O grupo de 101 refugiados tinha partido do Senegal.

No Paquistão, a pequena comunidade cristã de Jaranwala, no leste do país, voltou para casa e se deparou com os estragos do ataque dessa quarta-feira feito por uma multidão de muçulmanos, que acusava dois cristãos de profanar o porão. Várias casas e pelo menos duas igrejas foram destruídas. Cem pessoas envolvidas nos ataques foram presas e o policiamento foi reforçado. Cristãos e muçulmanos protestaram juntos contra os ataques em Karachi, maior cidade do Paquistão e o líder do governo local prometeu recuperar os estragos.

No Havaí, as autoridade justificaram o não uso das sirenes de alerta da Ilha de Maui no incêndio devastador da semana passada. O chefe de emergência local disse que as sirenes são acionadas em caso de tsunami e que poderiam levar as pessoas a fugirem para as montanhas na direção do fogo. Equipes de resgate vasculharam 40% da área atingida, o número de corpos localizados chegou a 111, nove foram identificados.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo