Comunidade Econômica da África Ocidental dá prazo para atuar no Níger

Publicado em 04/08/2023 - 19:47 Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York

A Comunidade Econômica da África Ocidental ,CEDEAO, formada por 18 países, preparou um plano de intervenção militar no Níger, caso o exército do país não restabeleça o governo deposto no golpe da semana passada. O prazo que o bloco tinha dado aos militares golpistas termina no domingo. 

Os chefes da CEDEAO se reuniram hoje em Abuja, capital da Nigéria. Dos 18 membros, apenas três são contrários a intervenção. Mali, Burkina Faso e Guiné. Todos atualmente governados por juntas militares após golpes semelhantes.

Os detalhes do plano não foram divulgados, mas incluiriam como e quando mobilizar as forças. A decisão final será tomada pelos chefes dos estados membros. O comissário do bloco para assuntos políticos, paz e s egurança, Abdel-Fatau Musah disse que a CEDEAO quer fazer do Níger um exemplo. A região foi palco de cinco golpes nos últimos três anos.

O presidente deposto, Mohamad Bazoum, publicou um artigo na edição de hoje do jornal Washington Post. Ele disse que é um refém dos militares e apelou aos Estados Unidos e aliados por ajuda.

Uma missão de mediação da CEDEAO que esteve na capital do Níger, Niamei, nessa quinta, deixou o país horas depois sem avanços.

Hoje os militares golpistas revogaram cinco acordos de cooperação e segurança mantidos com a França. O Níger foi colônia da França até 1958. E Paris mantém cerca de 1.500 soldados no país. O contingente ajuda a combater os grupos radicais que atuam na região, como o Estado Islâmico.

A população já sofre com uma alta no preço dos alimentos, em decorrência das sanções impostas por países vizinhos. A saca de arroz, por exemplo, está 30% mais cara.

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo