Em Joanesburgo, Lula defende parceria e moeda comum para o Brics

Publicado em 22/08/2023 - 15:59 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ao destacar as chances de crescimento econômico dos países emergentes, o Presidente Lula defendeu uma forte parceria entre os setores públicos e privados do Brics, bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Lula afirmou que quer a criação de uma moeda comum e destacou a importância do Novo Banco de Desenvolvimento para o financiamento de projetos estratégicos para o bloco. 

A declaração é parte do discurso que o presidente brasileiro fez durante o Fórum Empresarial do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul, nesta terça-feira (22). Ao falar para empresários, Lula citou o novo PAC, programa de infraestrutura do governo que, segundo ele, pode interessar aos investidores dos países do Brics. 

Durante o evento, na África do Sul, Lula defendeu a reaproximação com os países do continente e destacou o potencial de crescimento africano. 

Lula ainda fez críticas às barreiras comerciais impostas, sob a explicação de proteção ambiental. Além disso, lembrou que em dezembro deste ano o Brasil assume a presidência temporária do G-20, bloco composto pelas 20 maiores economias mundiais. 

Por fim, o presidente Lula disse que o Brics conta com o esforço dos empresários, para mudar a trajetória do desenvolvimento global. Também disse que isso pode ocorrer com a entrada de novos membros ao bloco e com as parcerias entre os setores público e privado. Após o fórum de empresários, Lula participou da Reunião no Retiro dos Líderes do Brics. 

 

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo