ONG Médicos sem Fronteiras resgata 400 imigrantes no mar Mediterrâneo

Publicado em 19/09/2023 - 19:58 Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Brasília

Duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas em bombardeios feitos pela Azerbaijão, no Enclave de Nagorno Karabakh, onde existe um movimento Armênio Separatista. Um cessar fogo estava em vigor na região desde 2020.

A população do Enclave foi surpreendida pelas sirenes de ataque aéreo e o barulho das explosões. O ministério da defesa da Zebaijão divulgou vídeos dos ataques a supostos alvos militares Armênios, mas prédios residenciais também foram danificados.

O Azerbaijão alega que a operação de hoje visa expulsar forças militares da Armênia. O país vizinho nega manter tropas na região. Nagorno Karabakh é internacionalmente reconhecida como território do Azerbajão, mas abriga 120 mil Armênios e é administrada,em parte, por autoridades separatistas Armênias.

Na Namíbia, vítimas da enchente do último dia 10 estão sendo enterradas por equipes sanitárias em valas coletivas, apesar do apelo da ONU e da Cruz Vermelha pela realização de  enterros em covas identificadas. Apenas do mar mediterrâneo, um total de 283 corpos foram recuperados desde o início das buscas.

A ONG Médico Sem Fronteiras informou ter resgatado do mar Mediterrâneo mais de 400 imigrantes, incluindo 173 menores desacompanhados e sete mulheres grávidas. Eles foram levados para a cidade de Brindisi, no sul da Itália, seguindo determinação das autoridades do país.

Na Argentina, o prédio da Escola de Mecânica da Marinha, que funcionou como centro de detenção clandestino durante a última ditadura militar do país, foi declarado patrimônio mundial da UNESCO. A ESMA foi o maior centro de detenção e tortura durante o sangrento regime militar, encerrado em 1983. Quase 30 mil pessoas desapareceram. O prédio hoje abriga um museu do período. 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo