Argentinos vão às urnas neste domingo para eleger novo presidente

Eles também votam para renovar cargos de deputados e senadores

Publicado em 20/10/2023 - 20:08 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 22/10/2023 - 10:30

Os argentinos vão às urnas, neste domingo (22), para escolher seu novo presidente da República em meio a uma grave crise econômica. A inflação no país ultrapassa 138% ao ano.

Nas primárias, que são como uma pré-eleição, onde os eleitores apontam o candidato preferido do partido do qual tem mais proximidade, três candidatos disputam a preferência dos argentinos.

A coalizão de extrema-direita, de Javier Milei, ficou na frente com 29% dos votos nas primárias; seguida da aliança de direita, de Patricia Bullrich, com 28%; e a coalizão peronista, do atual ministro da economia, Sergio Massa, com 27%;

Com um possível segundo turno, o favoritismo do extremista Javier Milei preocupa até o Brasil, conforme disse esta semana o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à imprensa.

Milei, que se considera um anarcocapitalista, já prometeu em campanha se afastar do Brasil, sair do Mercosul, fechar o banco central do seu país e dolarizar totalmente a economia argentina

O professor Raphael Seabra, do Departamento de Estudos Latino-americanos da Universidade de Brasília, a UnB, diz que a situação atual de desesperança da população pode resultar na vitória de um candidato como Javier Milei.

Já doutor em relações internacionais e professor de história da Unb, Carlos Eduardo Vidigal, avalia que o atual momento do Mercosul não deve ser alterado mesmo com a vitória de Milei.

Diferente do Brasil, para um candidato vencer no primeiro turno na Argentina são necessários 45% dos votos ou então 40%, mas com uma diferença de 10% em relação ao segundo colocado. Se houver segundo turno, ele será realizado no dia 19 de novembro entre os dois candidatos mais votados.

Além do cargo de presidente, os argentinos também votam para renovar metade dos deputados e um terço dos Senadores.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo