Voos com repatriados brasileiros de Israel devem chegar nesta quarta

Publicado em 09/10/2023 - 19:58 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 10/10/2023 - 06:00

Os dois primeiros voos com repatriados brasileiros de Israel devem chegar ao Brasil nesta quarta-feira, segundo a FAB, a Força Aérea Brasileira.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, pelo menos 1.700 brasileiros, a maioria turistas, já procuraram a embaixada do Brasil em Tel Aviv pra deixar Israel.

Eles fogem do conflito que começou no sábado quando o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, pertencente à Palestina, deflagrou um ataque contra o território israelense.

Na sequência, houve um forte contra-ataque militar de Israel que que passou a bombardear a Faixa de Gaza.

Agora, segundo a FAB, o primeiro dos seis aviões que o Brasil vai usar para resgatar os brasileiros chega a Tel Aviv, em Israel, às 4h40 desta terça-feira, horário de Brasília.

Ele tem capacidade para 230 passageiros e vai decolar por volta do meio-dia desta mesma terça.

O voo será direto até a base aérea aqui em Brasília, chegando por volta de 1h desta quarta-feira.

Inicialmente, de acordo com o Itamaraty, serão priorizados os residentes no Brasil que ainda não têm passagem aérea para regressar ao país.

Já a segunda aeronave, chega ao Galeão no Rio de Janeiro às 23h da quarta.

Ela também tem 230 lugares e partiu na tarde desta segunda-feira de Brasília com destino final em Tel Aviv.

Mais três voos de repatriação, a partir de Tel Aviv, já estão previstos para quinta, sexta e sábado, de acordo com a FAB.

E segundo o Itamaraty, o Escritório de Representação do Brasil em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza pra definir o plano de evacuação da região, junto com a Embaixada do Brasil no Cairo.

De acordo com Ministério das Relações Exteriores, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil moram na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques.

E não há, até o momento, relato de brasileiros vítimas fatais dos ataques, mas três estão desaparecidos.

Segundo a agência de notícia Reuters, o número de mortos no ataque do Hamas a Israel subiu para 900. E pelo menos 687 palestinos morreram nos ataques aéreos israelenses desde sábado.

Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo