Netanyahu diz que acordo para trégua entre Israel e Hamas está próximo

Publicado em 21/11/2023 - 19:21 Por William Martins - Repórter da TV Brasil - Brasília

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira (21) que as negociações com o grupo Hamas pode resultar, neste momento, para o retorno dos reféns. Netanyahu destacou que não vale a pena detalhar os termos do acordo agora, mas ele espera ter boas notícias em breve.

No mesmo tom, um representante do braço político do Hamas, Khalil al-Hayya, disse que o momento agora é decisivo e espera que uma trégua temporária seja possível. Ele adiantou que, segundo o acordo, civis serão trocados por mulheres e crianças que estão em prisões de ocupação. E o mais importante agora é alcançar esse objetivo.

Apesar da evolução do diálogo, Israel mantém as operações na Faixa de Gaza, com bombardeios aéreos e a ação terrestre, com o avanço de tropas e tanques.

Já o Hamas, mantém o braço militar do grupo combatendo a ofensiva de Israel. Um vídeo mostra soldados colocando explosivos em algumas áreas, com o objetivo de atingir soldados israelenses.  

E a troca de hostilidades também ocorre na fronteira com o Líbano, no norte da faixa de gaza. Após ataques de Israel, o grupo armado do Hezbollah divulgou um vídeo em que, supostamente, mostra ataques a postos militares israelenses. Esta é a maior onda de violência vista entre Israel e o grupo libanês, desde 2006. E que, segundo autoridades locais, já matou mais de 70 soldados do Hezbollah, 13 civis libaneses, sete soldados e três civis israelenses.

O conflito na Faixa de Gaza tem prejudicado a infraestrutura de saúde local, que entrou em colapso, com vários hospitais interrompendo as atividades. Para tentar minimizar essa situação, um hospital de campanha será construído na cidade de Khan Younis, onde há vários palestinos refugiados. Voluntários já começaram ajudar a montar as instalações, que vão contar com dois hospitais, um para traumas e outro para acolher bebês prematuros.

Edição: Roberta Lopes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo