Conselho de Segurança da ONU convoca reunião sobre Faixa de Gaza

Secretário-geral da ONU acionou o órgão sobre grave crise humanitária

Publicado em 07/12/2023 - 16:13 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois que o secretário-geral da ONU, António Guterres, acionou o Conselho de Segurança das Nações Unidas para alertar sobre a situação na Faixa de Gaza, o colegiado convocou uma reunião entre os membros para esta sexta-feira (8), em Nova Iorque.

Esta é a primeira vez que o secretário-geral sentiu a necessidade de utilizar o artigo 99 da Carta das Nações Unidas desde que assumiu o cargo. O trecho diz que “o secretário-geral pode chamar a atenção do Conselho de Segurança para qualquer assunto que, na sua opinião, possa ameaçar a manutenção da paz e da segurança internacionais”.

No documento, Antonio Guterres, alerta para a possibilidade de uma “catástrofe na ajuda humanitária” na Faixa de Gaza. Segundo ele, a região é alvo de constantes bombardeios das Forças de Defesa de Israel e a população está sem “abrigo ou itens básicos de sobrevivência”, o que pode levar, em breve, ao colapso da ordem pública.

Nesta quinta-feira, os ataques do grupo Hamas a Israel completam 2 meses. Na época, 1,2 mil israelenses foram mortos. E desde então, o número de pessoas mortas na Faixa de Gaza por Israel passa dos 16 mil - a maior parte, crianças e mulheres palestinas.

Diante da crise humanitária e da falta de suprimentos em Gaza, o diretor da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, fez mais um apelo, nas redes sociais, pelo fim do que ele chama de “insensibilidade”.

Segundo Adhanom, mais um hospital em Gaza está prestes a fechar, o Kamal Adwan, na região norte, o que vai “privar milhares de pessoas dos cuidados essenciais”. O diretor da OMS ainda fez um balanço: apenas 14 hospitais funcionam, e de forma parcial. Três estão em funcionamento mínimo e 19 já estão desativados e não fazem mais nenhum atendimento.

Edição: Bianca Paiva/Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo