Exército de Israel admite ter matado dezenas de civis em Gaza

Desde o início do conflito, mais de 21 mil palestinos foram mortos

Publicado em 28/12/2023 - 20:01 Por Iara Balduino - Repórter da TV Brasil - Brasília

O exército israelense admitiu ter causado a morte de dezenas de civis no campo de refugiados de Al Magazi,em Gaza, no dia 24 de dezembro. Um oficial do exército disse que o uso de munições erradas causou o que chamou de extensos efeitos colaterais nos bombardeios a Al Magazi. Ele também afirmou que a morte de dezenas de civis poderiam ter sido evitadas.

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, 86 pessoas morreram no ataque ao campo de refugiados Palestino na noite de Natal. E segundo as Nações Unidas, esse número deve aumentar a medida que corpos forem sendo retirados dos escombros. Desde o início do conflito, mais de 21 mil palestinos foram mortos nos ataques israelenses.

As Nações Unidas denunciaram o que chamam de rápida deterioração dos direitos humanos na área ocupada da Cisjordânia e pediram às autoridades israelenses que parem com a violência contra palestinos no território. Segundo o relatório da ONU, no último ano aumentaram os casos de prisões arbitrárias em massa, torturas e maus tratos por parte das forças israelenses. Houve aumento exponencial de ataques de colônos armados contra palestinos e restrições de movimento discriminatórias e contínuas contra a população.

Ainda segundo as Nações Unidas, de 1º de janeiro a 27 de dezembro de 2023, 492 palestinos foram mortos pelas forças de Israel na Cisjordânia.

* Com informações agência Reuters.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo