Argentina tem greve geral contra medidas de econômicas de Javier Milei

Publicado em 24/01/2024 - 23:25 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma grande greve geral afetou toda a Argentina nesta quarta-feira (24), segundo a Agência Pública Telam. Manifestantes tomaram a Praça do Congresso argentino.

Eles protestaram contra as medidas econômicas adotadas pelo presidente Javier Milei, uma espécie de “super decreto” com 664 artigos, que coloca fim a subsídios, reduz benefícios sociais e prevê privatizações. Além disso, o presidente argentino fez mudanças na legislação trabalhista do país, no sistema de saúde e na lei que rege os aluguéis pagos pela população.

Andrés Kozel, professor da Universidade Nacional San Martín, afirma que a manifestação uniu trabalhadores, sindicatos, ativistas da cultura e muitos independentes.

O secretário-geral da Central Geral dos Trabalhadores da Argentina, Hector Dae, disse à Agência Telam que os trabalhadores continuarão a luta e não vão dar um passo atrás até que as medidas de Milei caiam. Para ele, as mudanças destroem direitos individuais dos trabalhadores, direitos coletivos e a liberdade de ação sindical.

Hector Dae afirma ainda que as mudanças levaram a um aumento ainda maior dos preços da comida e de combustíveis, ao mesmo tempo que o governo congela as aposentadorias.

Os sindicatos ainda pedem que o Congresso Nacional rejeite todas as medidas adotadas por Milei.

O brasileiro Etevaldo Teixeira, assessor sindical, acompanhou a situação na capital Buenos Aires e contou que a revolta da população é muito grande.

A ministra da segurança, Patricia Bullrich, que disputou as eleições contra Milei e depois aderiu ao governo, disse nas redes sociais, que os manifestantes defendem os privilégios da população. Ainda afirmou que não há greve que pare o governo e nem que o intimide.

O ministro da Economia, Luis Caputo, também disse nas redes sociais que, mesmo que o Congresso não aprove as medidas, o governo vai manter o déficit fiscal zero nas contas públicas.

A Argentina hoje é o país com a maior inflação na América Latina, com 211,4% em 2023, ultrapassando até a Venezuela.

Edição: Bianca Paiva / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo