China tem redução da sua população pelo segundo ano consecutivo

Publicado em 17/01/2024 - 21:45 Por Roberta Lopes - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A China teve, em 2023, dois milhões de habitantes a menos que o ano anterior. É o segundo ano consecutivo que a população do país diminui. O gigante asiático, que foi por muitos anos o país mais populoso do mundo, ainda tem 1,4 bilhão de habitantes, mas foi ultrapassado no ano passado pela Índia. A queda no número de chineses é, em parte, consequência da política de filho único mantida por anos no país. E foi agravada pelo aumento de mortes no ano passado causados pela covid-19.

E o Paquistão chamou de volta o embaixador do país no Irã, após um ataque iraniano contra o grupo Jaish al-Adl, no território do Paquistão. Segundo o governo, duas crianças morreram no bombardeio. No início da semana o Irã já havia atacado o Iraque, aumentando as tensões no Oriente Médio. Teerã disse que os alvos eram grupos terroristas anti-Irã. Quatro pessoas morreram e outras 6 ficaram feridas.

E a cidade de Rafah, em Gaza, voltou a ser bombardeada hoje. A cidade é considerada zona segura por Israel, mas tem sofrido ataques constantes. Segundo o Ministério da Saúde do país, pelo menos 164 morreram no território nas últimas 24 horas. E desde o início do conflito já são mais de 24 mil mortes. Rafah junto com Khan Yunes abrigam atualmente cerca de 80% da população de Gaza. Os moradores enfrentam diariamente filas para tentar obter, muitas vezes sem sucesso, alimentos e itens de necessidades básicas.

É provável que mais pessoas morram em Gaza de fome do que por causa da guerra. O alerta foi feito pelo presidente do fundo de investimento Palestino, Mohamad Mustafa, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça. Mustafa disse que a comunidade internacional precisa agir de forma urgente para reverter o cenário e que a criação de um estado palestino é uma necessidade imediata. Ele também acrescentou que só para reconstruir as residências destruídas na guerra será preciso um investimento de U$ 15 bilhões, ou R$ 74 bilhões.

* Com reportagem de Iara Balduíno, repórter da TV Brasil.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo