Israel ataca hospital na Faixa de Gaza

Publicado em 15/02/2024 - 20:42 Por Pedro Moreira - da TV Brasil - Brasília

Em Gaza, o exército de Israel atacou o hospital Nasser, na cidade de Khan Yunis, alegando que o Hamas usava o local para manter reféns em cativeiro e corpos de reféns israelenses mortos.

O ataque vem depois que as forças de defesa de Israel havia ordenado a saída de milhares de civis desalojados que se abrigavam no complexo.

O hospital, o maior e um dos poucos ainda em funcionamento em Gaza, foi bombardeado e depois atacado por tropas israelenses. Funcionários e pacientes filmaram o caos que se seguiu.

Nos dias anteriores, o exército de Israel havia dito que profissionais de saúde e pacientes poderiam permanecer no hospital e que apenas os civis desalojados deveriam sair.

Há relatos de que alas inteiras foram destruídas. O porta-voz das forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, disse que a operação foi precisa e limitada, que as tropas buscavam combatentes do Hamas, reféns e corpos de reféns. E que vários suspeitos foram detidos no hospital.

Um representante do Hamas chamou as alegações de mentira. Os que foram expulsos das instalações tentavam encontrar abrigo em outros locais. Ao menos duas mil pessoas foram para Rafah, no extremo sul. Outras, para a região central de Gaza.

A organização Médicos Sem Fronteiras disse que as pessoas se deparavam com uma escolha impossível entre ficar e se tornar um alvo, ou sair para uma paisagem apocalíptica de bombardeios. Tanques e veículos blindados israelenses operavam na fronteira com a Faixa de Gaza nesta quinta, enquanto os combates continuavam dentro do território.

Em Rafah, à medida que aumenta a ameaça de uma ofensiva militar, os palestinianos deslocados afirmam que não abandonarão a Faixa de Gaza, temendo uma invasão de refugiados. O Egito está reforçando a segurança na região do Sinai, que faz fronteira com a Faixa.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo