Lula quer manter a América do Sul como zona de paz no mundo

Publicado em 29/02/2024 - 17:07 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Enquanto Venezuela e Guiana não resolvem o impasse sobre a disputa pelo território de Essequibo, o presidente Lula disse que vai se encontrar nesta sexta-feira (1), com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para se posicionar sobre o caso.

"O que eu vou falar para o presidente Maduro é que o Brasil vai continuar empenhado para que as coisas aconteçam com a maior tranquilidade possível. Se em cem anos não foi possível resolver esse problema, é possível que a gente leve mais algumas décadas. A única coisa que eu tenho certeza é que a violência não resolverá esse problema, criará outros problemas", disse Lula. 

A declaração foi dada nesta quinta-feira (29), depois que Lula esteve na Guiana, onde se reuniu com o presidente do país, Irfaan Ali.

Após o encontro, Lula disse que quer manter a América do Sul como uma zona de paz no mundo. "Não precisamos de guerra. Ela traz destruição de infraestrutura, de vida. Traz sofrimento. A paz traz prosperidade, educação, geração de emprego e tranquilidade. Todo mundo sabe, o Brasil é contra a guerra na Ucrânia, contra o que está acontecendo na Faixa de Gaza, da mesma forma que fomos contra ao ato terrorista do Hamas. O Brasil não tem e não quer contencioso com nenhum país do mundo. O Brasil quer paz, prosperidade, crescimento econômico, quer melhoria de vida". 

O presidente brasileiro assinou, junto com o da Guiana, uma declaração conjunta após o encontro desta quinta. Nela, os dois "reafirmaram o compromisso de trabalhar” de forma permanente, “para a manutenção da América Latina e do Caribe como uma Zona de Paz e de cooperação para o desenvolvimento sustentável".

Ainda após o encontro, Lula destacou que fez dois convites ao líder da Guiana: para o país participar da cúpula do G20 em novembro, aqui no Brasil, e para que ele venha ao país em busca de investimentos locais. "Com a mesma preocupação que o Brasil, a Guiana está fazendo um esforço incomensurável em cuidar das suas floresta. Por isso eu os convidei para participar da reunião climática no Brasil do G20. Para que eles possam expor a monetização que eles estão fazendo sobre a preservação da floresta da Guiana. Me fiz convidar o presidente Irfaan para que prepare uma missão empresarial e que visite logo o Brasil para mostrar aos empresários brasileiros as oportunidades que a Guiana oferece para investimentos brasileiros". 

A conversa entre os dois presidentes ocorreu um dia após o encontro de Chefes de Governo da CARICOM, Comunidade do Caribe. Após a reunião bilateral, o presidente Lula embarcou para São Vicente e Granadinas, onde vai participar de mais uma CELAC, Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos.

Edição: Bianca Paiva / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo
Geral

João Cândido: Marinha critica, mas MP defende nome como herói nacional

Marinha enviou carta à Câmara dos Deputados afirmando que Revolta da Chibata representou uma “subversão” e uma página “deplorável da história”. Já o procurador da República, Júlio Araújo, contesta a negativa da Marinha e afirma que revolta tornou a Marinha um espaço melhor.

Baixar arquivo
Esportes

Esporte: TV Brasil transmite Guarani x Chapecoense, pela série B

Para quem prefere o basquete e acompanha o NBB, nesta noite de sexta-feira (26), duas partidas. Vasco x Pinheiros e Flamengo x Botafogo. 

Baixar arquivo