Conselho de Segurança da ONU discute escalada de violência no Haiti

A expectativa é por ajuda internacional

Publicado em 07/03/2024 - 14:02 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 15 mil pessoas tiveram que sair de casa no Haiti nos últimos dias, com a explosão da violência de gangues no país. De acordo com as Nações Unidas cerca de 80% da capital haitiana, Porto Príncipe, é controlada por criminosos, que querem derrubar o governo.

O assunto foi debatido ontem (6) numa reunião a portas fechadas do Conselho de Segurança da ONU.

O alto comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas, Volker Türk, pediu urgência para evitar que o Haiti caia no caos. Ele reforçou a importância da Missão Internacional de Apoio ao país.

“Esta situação é insustentável para o povo do Haiti. Desde o início do ano, um número impressionante de 1.193 pessoas foram mortas e outras 692 ficaram feridas pela violência de gangues”, contabilizou.

A irmã Maria Cardim está em Porto Príncipe desde 2011. Junto com outras duas missionárias, ela trabalha com educação infantil de crianças pobres no bairro de Croix-des-Bouquets, onde fica um dos presídios invadidos.

Ela conta que as gangues estão em todas as partes da cidade e lutam entre si por território.

“É comum, especialmente a noite, ouvirmos muitos tiros e muitos deles são provocados por essa luta de espaço, para quem tem mais poder. Por isso tudo, a apreensão no país cresce muito e a partir também da fuga de prisioneiros de duas grandes prisões, que existem aqui na capital, isso veio agravar ainda mais”, relata.

A missionária diz que a cidade está parada, escolas fechadas e que há dificuldade em sair porque as ruas estão bloqueadas.

“A possibilidade de sair ou é a pé ou com moto. Mas também correndo muito risco, porque existem os homens armados, que em determinados locais fazem guarda do espaço. Não só por isso, mas também pela questão dos sequestros, que estão sendo frequentes aqui no país”.

A irmã Maria disse esperar, assim como o representante da ONU, que os outros países ajudem rapidamente o Haiti a voltar a ter paz.

Edição: Nadia Faggiani / Fran de Paula

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo