Conselho de Segurança da ONU convoca reunião sobre Oriente Médio hoje

Publicado em 04/03/2024 - 07:44 Por Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Conselho de Segurança da ONU, a Organização das Nações Unidas, convocou para esta segunda-feira (4), uma reunião para discutir a situação no Oriente Médio.

No sábado, mais um grupo de países se posicionou a favor de um cessar-fogo na região. Dessa vez, foram os 24 países que formam a CELAC, a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, reunidos em São Vicente e Granadinas.

Na declaração final da oitava Cúpula de presidentes do grupo, eles pediram o imediato fim das hostilidades e solicitaram a efetiva entrada de ajuda internacional, que se mostra cada vez mais necessária por causa do agravamento da crise humanitária na região.

No primeiro dos seis tópicos do documento, a cúpula latino-americana afirma deplorar “o assassinato de civis israelenses e palestinos, incluindo os cerca de 30 mil palestinos mortos desde o início da incursão de Israel na Faixa de Gaza”.

Em nota, os chefes de Estado manifestam, ainda, profunda preocupação com a situação humanitária catastrófica em Gaza e com o sofrimento da população civil palestina. A declaração cita ainda casos em curso na Corte Internacional de Justiça para determinar se a ocupação continuada do território da Palestina por Israel constitui violação do direito internacional e se o ataque de Israel a Gaza constituiria genocídio.

Durante seu discurso na Cúpula da CELAC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sinalizou perspectivas bem similares ao texto agora endossado pelos 24 países da região. Lula voltou a classificar como “genocídio” os ataques de Israel ao povo palestino, na Faixa de Gaza.

Na moção, os países que compõem a CELAC também enfatizam a exigência de libertação imediata e incondicional de todos os reféns, e reiteraram a importância do estabelecimento do Estado da Palestina, vivendo lado a lado de Israel dentro de fronteiras seguras e reconhecidas.

Edição: Roberta Brito - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo