Governo brasileiro repudia ataques contra civis na Faixa de Gaza

Publicado em 01/03/2024 - 11:24 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois que as forças israelenses abriram fogo contra palestinos que aguardavam ajuda humanitária, na Faixa de Gaza, o governo brasileiro manifestou repúdio a qualquer ação contra alvos civis.

Em nota publicada nesta sexta-feira (1º), o Ministério de Relações Exteriores do Brasil considera a situação “intolerável” e que é preciso mais que apuração de responsabilidades pelos mais de cem mortos e 750 feridos. Na quinta-feira, as tropas de Israel atingiram, com armas de fogo, um grupo de palestinos que aguardavam o recebimento de ajuda humanitária em Gaza. O exército israelense alegou que os residentes cercaram os caminhões e saquearam os mantimentos, o que causou empurrões, pisoteamentos e atropelamentos dos moradores.

O governo brasileiro classificou as declarações das autoridades israelenses como “cínicas e ofensivas às vítimas do incidente” e criticou a “inação da comunidade internacional diante” do que chama de “tragédia humanitária”. Segundo o Brasil, isso incentiva o governo de Netanyahu a continuar a atingir civis e inocentes, em ações que “não têm nenhum limite ético ou legal”, como cita a nota.

O documento oficial ainda chama atenção para o assassinato dos mais de 30 mil palestinos, na Faixa de Gaza, desde os ataques do Hamas contra Israel, em 7 de outubro do ano passado. Na nota, o governo brasileiro diz que “é hora de evitar novos massacres” e presta solidariedade ao povo palestino. Também volta a pedir, com “absoluta urgência” um cessar-fogo, a entrada de ajuda humanitária em Gaza e a liberação dos reféns israelenses capturados pelo Hamas.

A nota do Itamaraty ainda lembra que a Corte Internacional de Justiça determinou, em janeiro, que Israel tome todas as medidas “para impedir a prática de todos os atos considerados como genocídio, de acordo com a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio”.

 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo