Macron quer expandir direito ao aborto para toda União Europeia

Publicado em 08/03/2024 - 18:52 Por Pedro Moreira* - TV Brasil - Brasília

Neste 8 de março, o presidente francês, Emanuel Macron, prometeu lutar para expandir o direito ao aborto para toda a União Europeia. Macron falou em uma cerimônia que marcou a inclusão do direito ao abordo na constituição francesa. A medida foi aprovada com folga no parlamento na segunda-feira (4). "Hoje não é o fim da história, mas o início de uma luta", disse ele, prometendo atuar para fazer alteração semelhante na carta da União Europeia. A tarefa é difícil, já que exigiria apoio unânime de todos os vinte e sete países do bloco.

Uma investigação apresentada hoje, no conselho de direitos humanos da ONU, aponta que o governo do Irã foi responsável pela morte da jovem Mahsa Amini, que se transformou em símbolo da luta contra a repressão às mulheres e provocou protestos dentro e fora do país. Em setembro de 2022, ela foi presa por não usar o hijab de forma adequada e morreu sob a custódia da polícia da moralidade iraniana. A investigação da ONU aponta que a causa da morte foi violência física. O Irã sempre negou agressões, afirmando que Amini passou mal.

As Nações Unidas alertaram as autoridades do Taliban no Afeganistão que as proibições à educação e ao trabalho das mulheres estão colocando o país em maior risco de pobreza profunda e isolamento internacional. Segundo a ONU, a economia afegã encolheu 27%, e o desemprego dobrou desde a tomada do poder pelo Taliban, em 2021. Quase 70% dos afegãos vivem abaixo da linha da pobreza.

Na Irlanda, a população foi às urnas neste 8 de março votar em um referendo que propõe a retirada de frases sexistas da Constituição do país, escrita em 1937. Uma delas fala que através da vida dentro do lar, a mulher fornece suporte ao estado. Outra, determina que as mães não sejam obrigadas, por necessidade econômica, a se dedicar ao trabalho em detrimento de seus deveres dentro de casa. Na Irlanda, até 1973, as mulheres ficavam proibidas de trabalhar quando se casavam.

* Com informações da Agência Reuters 

Edição: Web: Fran de Paula

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo