ONU aponta que fome pode estar sendo usada como método de guerra

Acompanhe as informações internacionais

Publicado em 19/03/2024 - 20:00 Por Pedro Moreira - TV Brasil - Brasília

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirmou, nesta terça-feira, que as restrições impostas por Israel à entrada de ajuda humanitária em Gaza pode equivaler ao uso da fome como método de guerra. A prática é considerada um crime de guerra, previsto pela legislação internacional.

Antes da guerra, cerca de 500 caminhões entravam no enclave todos os dias. Em fevereiro, a média foi de 98 caminhões diários. Nos primeiros 15 dias de março, foram 165. Já o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu responsabiliza as entidades de ajuda pela redução na entrega. Em meio à total ausência de governança em Gaza, a Agência Reuters revelou que grupos da sociedade palestina, como clãs familiares e facções, começaram a fazer a segurança dos comboios que transportam mantimentos. Em imagens obtidas pela agência, é possível ver homens com armas e pedaços de madeira em cima de caminhões que entraram em Gaza nessa madrugada. Eles impediam que a multidão faminta subisse nos veículos.

Na Alemanha, ministros da defesa de cerca de 50 países reunidos em uma base aérea dos Estados Unidos anunciaram um novo pacote de ajuda à Kiev equivalente a R$ 2,7 bilhões. O anfitrião do encontro, secretário de defesa americano, Lloyd Austin, disse que a sobrevivência da Ucrânia corre perigo, mas que os Estados Unidos não vão deixar o país cair. Desde o final do ano passado, o governo Biden espera aprovação da câmara para um pacote de mais de R$ 300 bilhões em ajuda militar para a Ucrânia, que enfrenta resistência de uma ala do partido republicano.

Uma organização suíça que monitora a qualidade do ar informou, que apenas sete países, de um total de 134 avaliados, mantiveram níveis seguros de poluição atmosférica no ano passado. A lista de países mais poluídos em 2023 foi encabeçada por bangladesh, paquistão e índia. O relatório anual da Ai-Quil-Air leva em conta o limite determinado pela organização mundial da saúde para a presença, no ar, de micropartículas que podem ser inaladas na respiração e transportadas na corrente sanguínea. Os países que ficaram abaixo dos limites nocivos à saúde foram Austrália, Estónia, Finlândia, Granada, Islândia, Ilhas Maurícias e Nova Zelândia.

 

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo