ONU denuncia desnutrição e desidratação infantil em Gaza

Publicado em 05/03/2024 - 20:58 Por Pedro Moreira* - TV Brasil - Brasília

Agências da ONU informaram, hoje (5) , que uma em cada seis crianças de até dois anos está com desnutrição grave no norte da faixa de gaza. O menino Yazan Al-Kafarna não resistiu e morreu na segunda-feira (4). Aos doze anos, ele estava com seis quilos, metade do peso que tinha antes da guerra. No mesmo hospital, no norte de Gaza, quinze crianças morreram nos últimos dias de desnutrição e desidratação. De acordo com a OMS e o Unicef, os níveis de desnutrição nessa parte de Gaza são três vezes piores que no sul, onde mais alimento tem conseguido entrar. Os dados são de janeiro e a situação atual pode ser bem pior. Hoje, novas remessas de ajuda foram lançadas de paraquedas. E as cenas de pessoas desesperadas, correndo por comida, se repetiram. Os apelos para que Israel faça mais para enfrentar a crise humanitária tornaram-se mais fortes desde a morte de mais de cem pessoas que tentavam receber ajuda, na quinta-feira passada.

No Haiti, as nações unidas calculam que, somente no último final de semana, quinze mil pessoas fugiram da violência das gangues que aterrorizam o país. Muitas procuraram abrigo e comida no alojamento de uma ONG na capital, Porto Príncipe. Água potável também é cada vez mais escassa na cidade. A ONU calcula que, no ano passado, a violência tenha matado cerca de cinco mil pessoas e expulsado trezentas mil de casa. Militares fazem a segurança do aeroporto da capital, depois do ataque de grupos armados nessa segunda. O paradeiro do primeiro-ministro Ariel Henry é desconhecido. Na sexta-feira, ele esteve no Quênia e assinou um acordo para o envio de mil policiais quenianos ao país caribenho. A viagem levou à escalada da violência nos últimos dias. O líder de uma aliança que reúne nove gangues, Jimmy Cherizier, ordenou que o primeiro-ministro não retorne ao país.

Nos Estados Unidos, é dia da chamada super terça, quando quinze dos cinquenta estados, além de um território, realizam prévias para a escolha dos candidatos que vão concorrer na eleição presidencial de novembro. Pelo partido republicano, o favorito é o ex-presidente Donald Trump, que já garantiu o apoio dos eleitores em nove estados. A única adversária dele ainda no páreo é Nikky Haley, que venceu a primeira prévia dela no fim de semana. Pelos democratas, é tido como certo que o atual presidente Joe Biden vai ser o escolhido, apesar da campanha de democratas da comunidade árabe, que pede um voto de protesto pela atuação americana em gaza.

Na Índia, foi preso o restante do grupo acusado de praticar o estupro coletivo de uma turista brasileira. A polícia apresentou mais cinco homens, que teriam sido identificados a partir da confissão e do depoimento dos três primeiros, que tinham sido detidos no domingo. Ao todo, oito teriam participado de alguma forma do crime. Fernanda Santos, que tem cidadania brasileira e espanhola, viajava com o marido, o espanhol, Vicente Barbera, quando foram atacados na última sexta-feira. Eles contaram que sete homens estupraram Fernanda e espancaram Vicente.

* Com informações da Agência Reuters 

Edição: Web: Fran de Paula

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo