Primeiro-ministro do Haiti desembarca em Porto Rico

Publicado em 06/03/2024 - 20:59 Por Pedro Moreira - da TV Brasil* - Brasília

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, desembarcou em Porto Rico na noite dessa terça-feira (5). O paradeiro dele era desconhecido desde uma viagem ao Quênia no fim de semana.

Autoridades de Porto Rico, que é território dos Estados Unidos, confirmaram que Henry pousou na capital San Juan. A imprensa da República Dominicana noticiou que o primeiro-ministro havia tentado, primeiro, pousar no país vizinho ao Haiti, mas não foi autorizado.

Permanece a dúvida de quando ele retornará a Porto Príncipe, já que o aeroporto da capital permanece fechado, depois que homens armados tentaram invadir o terminal no final de semana. Todos os voos comerciais para o país estão suspensos.

O ex-policial Jimmi Cherizier, conhecido como Barbecue, líder da aliança de gangues que pedem a renúncia do primeiro-ministro, disse que se Henry permanecer no poder, o país corre o risco de mergulhar em uma guerra civil, que terminaria em genocídio. E que a comunidade internacional que apoia o premiê também seria responsável pelas mortes de haitianos.

Após o assassinato do presidente Jovenel Moíse, em 2021, Ariel Henry foi indicado como primeiro-ministro interino, com a promessa de realizar eleições.

A crise política fez explodir a violência dos grupos armados no país de 11 milhões de habitantes.

Desde a semana passada, a situação se agravou, com ataques a delegacias e presídios. Quatro mil e quinhentos detentos fugiram.

O governo interino declarou estado de emergência, que foi estendido para declaração de guerra.

Hoje, o alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos, Volker Turk, apelou aos líderes globais a agirem rápido para evitar que o Haiti mergulhe ainda mais no caos.

De acordo com a ONU, do total de dinheiro necessário para a entrega de ajuda humanitária ao país neste ano, apenas 2,5% está garantido. Uma missão internacional de segurança, a ser liderada pelo Quênia, que foi aprovada pelo Conselho de Segurança em outubro do ano passado, também ainda não tem data para começar.

*Com informações da Agência Reuters

Edição: Web Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo