Putin diz que Rússia está sempre pronta para um conflito nuclear

Publicado em 13/03/2024 - 22:21 Por Pedro Moreira - da TV Brasil - Brasília

Em entrevista a veículos estatais, Putin afirmou que, em termos de capacidade técnica e militar, o país está sempre pronto para um conflito nuclear. E que, apesar de possuir quantidade de ogivas similar a dos Estados Unidos, os armamentos nucleares russos seriam mais modernos.

Também na Rússia, pelo segundo dia seguido, a Ucrânia lançou um amplo ataque com veículos não tripulados, atingindo algumas das maiores refinarias de petróleo do país. A Rússia informou que 60 drones teriam sido interceptados. Na sexta-feira, começa a eleição presidencial russa. A votação começou mais cedo em regiões ucranianas anexadas unilateralmente por Moscou. Apesar de quatro candidatos estarem oficialmente autorizados a concorrer, com a oposição reprimida, é considerada certa a vitória de Vladimir Putin para um quinto mandato de seis anos.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden foi confirmado como candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais de novembro. Alguns estados ainda irão realizar prévias, mas ele já conseguiu o número necessário de votos. O mesmo aconteceu com o ex-presidente Donald Trump, que garantiu a indicação pelo Partido Republicano. Será a primeira vez que dois candidatos que já ocuparam a Casa Branca vão se enfrentar nas urnas em quase 70 anos.

Também nos Estados Unidos, deputados aprovaram, por ampla maioria, um projeto de lei que dá seis meses para a empresa chinesa Byte Dance, dona do Tik Tok, vender as operações da plataforma no país ou encerrar as atividades.  Contrários à proposta vêm protestando diante do Capitólio e inundando os gabinetes de parlamentares democratas e republicanos com telefonemas, que ultrapassaram os pedidos de um cessar-fogo em Gaza. O porta-voz da diplomacia chinesa acusou Washington de bullying comercial, por ameaçar o Tik Tok sem nunca ter encontrado evidência da suposta ameaça à segurança nacional.

 

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo