Garotinho e Rosinha são presos no Rio

Justiça

Publicado em 30/10/2019 - 08:39 Por Ícaro Matos - Brasília

Os ex-governadores do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho e Rosinha Matheus, foram presos novamente nesta quarta-feira (30).

 

Eles foram detidos por volta das 6h30, em sua própria residência, no bairro do Flamengo, na zona sul da capital fluminense. A prisão cumpriu determinação da Justiça do Rio de Janeiro, que derrubou o habeas corpus que assegurava a liberdade do casal.

 

Garotinho e Rosinha tinham sido presos preventivamente no dia três de setembro, na Operação Domus, acusados de participação em um esquema de superfaturamento em contratos para a construção de casas populares, celebrados entre a prefeitura de Campos dos Goytacazes e a construtora Odebrecht, entre 2008 e 2013.

 

Na época, Rosinha era a prefeita de Campos e Garotinho secretário Municipal.

 

O casal foi solto no dia seguinte, por habeas corpus concedido pelo desembargador Siro Darlan, no Plantão Judiciário.

 

A queda do Habeas corpus e nova prisão foram determinadas nesta terça-feira (29), pela Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. 

 

Por dois votos a um,  os desembargadores do colegiado acataram o pedido do Ministério Público estadual, que afirma que o casal está interferindo nas investigações, inclusive ameaçando testemunhas.

 

A defesa de Garotinho e Rosinha afirmou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça para revogar as prisões. Segundo o advogado Vanildo José da Costa Junior, a ordem de prisão para o casal é ilegal e arbitrária, pautada apenas em suposições e conjecturas genéricas, que supostamente teriam ocorrido ente 2008 e 2014.

 

Esta foi a 5ª vez que Garotinho foi preso, Já Rosinha foi detida pela 3ª vez. As prisões foram decretadas em diferentes processos criminais e eleitorais. Sobre as acusações, o casal se diz inocente e vítima de perseguição.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo