STF retoma hoje julgamento sobre troca de dados fiscais entre MP e órgãos de controle

Entre MP e órgãos de controle

Publicado em 28/11/2019 - 07:01 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento da constitucionalidade da troca de informações fiscais e bancárias entre o Ministério Público e órgãos de controle, sem a necessidade de autorização prévia da Justiça.


Nessa quarta, o primeiro a votar foi o relator da Lava Jato na Corte, Edson Fachin. Para ele, não deve existir limite para que a Receita Federal ou a UIF, Unidade de Inteligência Financeira, o antigo Coaf, encaminhem dados para o Ministério Público Federal.


Todos os demais ministros que votaram nessa quarta-feira concordaram com Fachin. Foram eles: Luis Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Na semana passada, Alexandre de Moraes já havia manifestado a mesma opinião.


O julgamento começou na última semana, quando o presidente do Supremo e relator do caso, Antônio Dias Toffoli, considerou que apenas dados genéricos podem ser compartilhados automaticamente. Para documentos mais detalhados, como extratos bancários, seria necessário um mandado judicial. O objetivo de Toffoli é manter os sigilos fiscal e bancário, conforme determina a Constituição.


Então, o julgamento tem 5 votos para que a troca de informações seja automática e um para que existam limites.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo