Deputado e assessor são condenados no DF por corrupção eleitoral

Justiça

Publicado em 13/12/2019 - 10:45 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

O deputado distrital José Gomes, do PSB, e o assessor dele, Douglas Ferreira Laet, foram condenados por corrupção eleitoral.

 

De acordo com a sentença, da 10ª Promotoria de Justiça Eleitoral, os dois réus teriam promovido pelo menos três reuniões para coagir funcionários da empresa do parlamentar, a Real JG Serviços Gerais, a votarem em favor dele, sob pena de perderem seus empregos.

 

A investigação começou após uma representação apresentada pelo deputado distrital Chico Vigilante, do PT, antes mesmo da eleição.

 

Empregados teriam denunciado a pressão para votar no empresário, e divulgado vídeos e gravações em que supostamente eram cobrados e ameaçados para votar em José Gomes.

 

Ainda segundo as investigações, em um dos áudios, o réu Douglas Laet, parente do parlamentar e gerente da Real JG, afirmava ter o número do título de eleitor dos funcionários e dizia que iria controlar o número total de votos em cada seção eleitoral, o que, segundo a sentença, gerou enorme pressão psicológica sobre os empregados.

 

Segundo a juíza responsável pelo caso, Andreia Oliveira, o assessor, Douglas Laet, teria feito várias ameaças, dizendo, por exemplo, que, se Gomes não fosse eleito, a empresa fecharia as portas e todos seriam demitidos.

 

O parlamentar e o assessor foram condenados a 4 anos de prisão e pagamento de multa por corrupção eleitoral.

 

O caso seguirá agora para análise do Tribunal Regional Eleitoral.

 

O Ministério Público informou que vai recorrer da absolvição do parlamentar pelo crime de coação eleitoral.

 

Em nota, o deputado José Gomes declarou que não cometeu nenhum ato ilícito, e se encontra julgado por supostas atitudes que, se cometidas, o foram por terceiros e jamais sob seu comando.

 

O parlamentar disse ainda que a sentença possui vícios que serão suplantados pelo TRE, e que os advogados dele vão recorrer da decisão.  Não conseguimos contato com a defesa de Douglas Laet.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo