Ex-governador e servidores públicos são alvo de ação do MP por obras do Mané Garrincha

Mané Garrincha

Publicado em 18/12/2019 - 18:41 Por Gesio Passos - Brasília

Ex-governador, servidores públicos e empresários são alvo de ação do Ministério Público por enriquecimento ilícito e superfaturamento obras do Estádio Mané Garrincha

 

O Ministério Público do Distrito Federal entrou nesta quarta-feira (18) com duas ações de improbidade administrativa contra o ex-governador Agnelo Queiroz, o ex-vice governador Tadeu Felippelli, a construtora Via Engenharia, além de empresários e servidores públicos envolvidos na reconstrução do Estádio Nacional Mané Garrincha.

 

As ações descrevem o enriquecimento ilícito dos envolvidos e os danos causados ao patrimônio público nas obras para a Copa do Mundo de 2014.  A reforma teve 25 termos aditivos, chegando ao valor final de R$1,1 bilhão, valor  70% superior a estimativa inicial, sendo o estádio mais caro da Copa.

 

Segundo o Ministério Público, as fraudes ocorreram desde a licitação até a suplementação do contrato. As ações pedem a devolução dos valores recebidos de forma ilícita, com correções e juros;  perda das funções públicas ou de aposentadoria, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa, reparação de danos e proibição de contratação pelo poder público.

 

As duas ações somam um pedido de condenação no valor de R$320 milhões. Tentamos contato com a defesa dos citados nas ações, mas não recebemos retorno até o fechamento dessa reportagem.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo