Mistério da Justiça prorroga emprego da Força Nacional na Amazônia

Segurança Pública

Publicado em 15/01/2020 - 17:04 Por Renata Martins - Brasília

(áudio substituído em 16/01/20 às 12h47 para correção de informação)

 

Três portarias publicadas nesta quarta-feira (15), no Diário oficial da União tratam da atuação das forças de segurança do governo federal em estados da Amazônia.

 

A Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública vai manter o apoio à Polícia Militar do Estado, nas operações de enfrentamento às organizações criminosas e aos crimes de divisas, como tráfico de drogas.

 

As ações são no âmbito do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras VIGIA – sigla de Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia. O apoio terá duração enquanto perdurarem as ações do Programa VIGIA , que não tem data para acabar.

 

Já no Pará, o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado foi prorrogada de 26 de janeiro até 25 de março de 2020, para exercer a coordenação das atividades de guarda, de vigilância e de custódia de presos.

 

Esta é a terceira prorrogação da presença de agentes federais nas penitenciárias paraenses, que está no estado desde de o fim de julho de 2019. No dia 29 daquele mês, 58 detentos foram assassinados durante um confronto entre facções criminosas dentro do presídio de Altamira.

 

A terceira portaria prorroga o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Funai - Fundação Nacional do Índio, nas ações de segurança pública e no processo de desintrusão da Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Pará, por mais 180 dias, a partir de 28 de janeiro até 25 de julho de 2020.

 

Desde de 2016 agentes federais atuam nesse apoio na área, quando começou o processo de desintrução. Na época de acordo com a Funai, apenas 20% da terra indígena estava está sob a posse plena dos indígenas.

 

A Funai informou nesta quarta-feira (15) que o emprego da Força Nacional foi prorrogado para manter a ordem e resguardar a proteção da Terra.

 

A fundação destacou ainda que o processo de desintrusão não foi concluído por causa de ações judiciais interpostas por ocupantes não indígenas da terra Apyterewa.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo