Parentes levarão remédios, produtos de higiene e roupas aos detentos em RR

Monte Cristo

Publicado em 22/01/2020 - 13:58 Por Maíra Heinen - Brasília

Acordo assinado após reunião na tarde dessa terça-feira (21), entre representantes dos poderes Executivo e Judiciário em Roraima, prevê que parentes levem remédios, produtos de higiene e roupas aos detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Pelo menos 29 presos foram infectados por uma doença de pele.

 

A OAB Roraima e a Defensoria Pública do Estado fizeram diversas denúncias sobre a situação do presídio e dos detentos. Já o Ministério Público (MP) Estadual pediu a interdição parcial do local. No pedido, o MP cita além da doença, a superlotação e as más condições do estabelecimento.

 

A entrega de roupas e produtos de higiene deve ser liberada nesta quarta-feira (22). A lista de remédios de uso controlado também deve ser divulgada em breve.

 

O acordo também prevê a transferência de reeducandos para outros blocos onde poderão receber atendimento médico.

 

A penitenciária deve passar por um processo de higienização, começando pelas alas prisionais. Ainda nesta semana, a unidade prisional deve ser desinfetada.

 

O governo informou, em nota, que ainda não foi notificado sobre a recomendação de interdição parcial da Monte Cristo pelo Ministério Público e que somente após ter acesso ao documento deve se prenunciar oficialmente.

 

A Secretaria de Saúde ressalta que as análises laboratoriais feitas pela Coordenação Geral de Vigilância em Saúde descartaram a hipótese de bactéria não identificada. Segundo a Vigilância em Saúde, trata-se de uma infecção de pele oportunista, que ocorre quando já existe uma lesão de pele tipo escabiose.

 

A Penitenciária Agrícola de Monte Cristo está sob intervenção federal desde novembro de 2018.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo