Cabral depõe a Bretas e acusa Pezão de receber propina; ex-governador nega

Operação Boca de Lobo

Publicado em 04/02/2020 - 12:41 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral acusou o seu vice e posterior governador, Luiz Fernando Pezão de receber propinas. Os dois foram interrogados nesta segunda-feira pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, no âmbito da Operação Boca de Lobo, um desdobramento da Lava Jato.

 

Em conversa com a imprensa após o depoimento, falando pela primeira vez desde que foi preso em 2018, Pezão negou todas as acusações.

 

Primeiro a dar depoimento, Cabral foi taxativo quanto à participação de Pezão na organização criminosa que o ex governador comandava.

 

Segundo Sérgio Cabral, foi Pezão quem inventou o termo “taxa de oxigênio”, como era batizada a propina. O ex-governador Cabral disse ainda que, além desse percentual fixo, era destinada uma mesada, que chegou a R$ 150 mil, entregue diretamente a ele.

 

O depoimento de Cabral durou 1 hora e 10 minutos. Em seguida, após Cabral deixar a sala de audiência, foi a vez de Pezão falar, pela primeira vez, a Bretas. Ele negou as acusações feitas por Cabral, fazendo o que classificou como um desabafo. Ao final, Pezão conversou com os repórteres, do lado de fora do prédio da Justiça Federal.

 

Luiz Fernando Pezão ficou preso por um ano. Atualmente está em regime domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo