Negado recurso para prefeitura de Duque de Caxias abrir comércio

Duque de Caxias (RJ)

Publicado em 31/05/2020 - 13:47 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, negou recurso da prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que pedia a reabertura do comércio na cidade. Caxias autorizou a reabertura depois de um período de isolamento social por causa do novo coronavírus no último dia 25.

 

A reabertura incluía algumas restrições como o uso de máscara dentro das lojas e o limite de público reduzido a 30% da capacidade de lotação do estabelecimento. Mas a Justiça do Rio de Janeiro determinou a suspensão da medida e exigiu um laudo que comprovasse que a reabertura do comércio não colocaria em risco a saúde da população.

 

Por meio de nota, a prefeitura de Duque de Caxias informou que “aguarda publicação da decisão do Supremo Tribunal Federal e, principalmente, o julgamento do agravo interno perante a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça”.

 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Duque de Caxias registra 1.358 casos de covid-19 e 235 mortes. Já  São Gonçalo, a segunda cidade mais populosa do estado do Rio de Janeiro, prorrogou medidas de isolamento social até o próximo dia 8. Com isso, estão mantidos a proibição da abertura de estabelecimentos não essenciais e da permanência da população nas ruas.

 

O decreto prevê outra possível prorrogação, caso não ocorra a diminuição de pessoas infectadas no município. Até o momento, segundo a prefeitura, foram contabilizados 171 óbitos e 1.471 casos confirmados de Covid-19 na cidade, que tem 1,08 milhão de habitantes.

 

Na cidade do Rio de Janeiro, onde não há restrição para circulação de pessoas, mas onde também estão autorizados apenas alguns tipos de comércio e serviços, a prefeitura fez neste fim de semana uma operação para fechar locais com aglomerações na cidade. Foram interditados cinco bares e uma academia.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo