MP-RJ pede à Justiça aplicação de multa a Crivella por flexibilização do isolamento social

Isolamento social

Publicado em 03/06/2020 - 12:03 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro pediu à Justiça a aplicação de multa no valor de R$ 50 mil ao prefeito Marcelo Crivella, por descumprimento da ordem que proíbe a flexibilização do isolamento social na capital fluminense.

 

Nessa segunda-feira (2), a prefeitura deu início a reabertura das atividades de setores de serviços no município. Entre as capitais de todo o país, o Rio é a que possui maior taxa de letalidade pelo coronavírus.

 

Em despacho, o juiz Bruno Vinicius da Costa,  da 7ª Vara de Fazenda Pública, determinou prazo de 48 horas para que a Procuradoria Geral do Município se manifeste.

 

No requerimento, o MP informou que a decisão foi tomada com base em ação anterior que pediu a suspensão dos efeitos de um decreto que permitia a realização de atividades religiosas presenciais na cidade.

 

Nesse processo inicial, o Ministério Público argumentou que o ato extrapolava a competência municipal, ao flexibilizar atividade que é vedada em âmbito estadual. A Justiça, então, determinou que a administração municipal não editasse atos administrativos, relacionados à pandemia, contrários às legislações federal e estadual vigentes.

 

No pedido protocolado ao Judiciário, o MP fluminense requer a interrupção imediata do plano de flexibilização e cita a ausência de um estudo técnico e científico e de decreto estadual que permita o afrouxamento das medidas restritivas. Além disso, também solicita esclarecimentos a população sobre a interrupção do plano, divulgando amplamente que a retomada das atividades contrariou decisão judicial.

 

A prefeitura foi procurada para posicionamento, mas não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo